INICIAÇAO À VIDA CRISTÃ - IVC

Batismo

O Batismo oferece o querigma e atrai para a vida da comunidade, procurando acompanhar de forma personalizada a inserção da família na comunidade.

Encontro de Preparação para o Sacramento do Batismo oferece o querigma e atrai para a vida da comunidade, procurando acompanhar de forma personalizada a inserção da família na comunidade. É destinado aos pais e padrinhos de crianças a serem batizadas.

Saiba quais sãos os passos para agendar o batizado de seu filho

1. Em primeiro lugar, é necessário que vocês, pais e padrinhos, participem do Encontro de Preparação ao Sacramento do Batismo, que é realizado aos sábados, às 18 horas, no Salão Catequético, da Igreja Nossa Senhora das Graças. Para participar do encontro, é preciso fazer inscrição na Secretaria Paroquial. Os pais e os padrinhos devem levar consigo carteira de identidade. Ao final do encontro, será entregue para os pais e os padrinhos o certificado de participação no Encontro de Preparação ao Sacramento do Batismo.

Importante: nos meses que possuem cinco sábados, não haverá Encontro de Preparação ao Sacramento do Batismo no último, ou seja, no quinto sábado daquele mês.

2. Com os certificados de participação no Encontro de Preparação ao Sacramento do Batismo dos pais e dos padrinhos em mãos, você deve dirigir-se até a Secretaria Paroquial de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h, entrada pela Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, 3.475, na Igreja Nossa Senhora das Graças. A inscrição somente será feita após a realização do Encontro de Preparação ao Sacramento do Batismo. Os pais devem ter em mãos também a certidão de nascimento da criança. A taxa para realização do batizado é de R$ 50,00; ela será cobrada no ato de inscrição. É muito importante realizar a inscrição com antecedência, pois são agendados, no máximo, 15 batizados por domingo; não serão abertas exceções sob nenhuma circunstância. A agenda por domingo é fechada de acordo com a procura dos pais para inscrever seus filhos.

Mais informações, ligue (51) 3488-1680, com Sônia. Ou, se preferir, envie um e-mail para secretaria@paroquiadasgracas.org.

Catequese

"A Eucaristia coloca-se no coração da 'iniciação cristã' junto ao Batismo e à Confirmação, e constitui a fonte da própria vida da igreja." (Papa Francisco)

1ª EUCARISTIA

A iniciação é realizada em duas etapas, isto é, dois anos. São realizados ao todo 28 encontros por etapa. A primeira etapa é destinada a crianças com nove anos de idade. A segunda é para crianças com dez anos de idade e que já tenham feito a primeira etapa da catequese. Não é considerado o ano escolar.

CRISMA

É realizada em duas etapas, isto é, dois anos. São realizados ao todo 28 encontros por etapa. A primeira etapa, Pré-Crisma, destina-se a jovens em torno de onze anos de idade ou mais e que já concluíram a etapa da Eucaristia. A segunda etapa é para quem realizou a Pré-Crisma, ou seja, a primeira etapa. Não é considerado o ano escolar.

ADULTOS

É destinada a adultos que não realizaram ou não completaram sua iniciação cristã. O tempo de preparação é de seis meses.